Modelos de crônicas

Abaixo, um molde para encaixar suas palavras e a sua história.
Texto planejado para uns sete parágrafos e uns 2.700 caracteres.
É só uma sugestão. Se achar melhor, subverta, estique, puxe cada um dos elementos ou adicione outros ingredientes.

### Molde 1: causo polêmico, personagens, cidade, repercussões, opinião ###

Título:_________________________

1º ParágrafoChame atenção, desperte curiosidade com poucas palavras (sugestão entre 5 e 20 palavras).
O povo de Jubiribia do Sul clama por justiça no caso criminoso envolvendo o pardal Afonso e o papagaio Zé Louro.


2º ParágrafoExplique o acontecido. (Sugestão: entre 50 e 100 palavras, ou entre 3 e 6 linhas.)
Aconteceu na última sexta-feira, no bar do Bigode, que fica na esquina da rua Riacho Transcedental com a Rua do Cupinzeiro, e há mais de vinte anos serve o melhor mungunzá da região e talvez o melhor no raio de cem quilômetros. Na tarde do referido dia e no referido local, às 16:35, o pardal Afonso aproveitou-se da distração do papagaio Zé Louro para comer suas sementes de girassol.


3º ParágrafoDescreva um personagem e da relação dele com o entorno. 
(Sugestão: entre 50 e 100 palavras, ou entre 3 e 6 linhas.)
Zé Louro nasceu em Biriramba da Serra, em 29 de março de 1985, sob a influência de mercúrio cruzando feroz a lua cheia. Foi trazido para Jubiriba do Sul por conta de uma apreensão de aves sem licença no cativeiro. Os fiscais pararam para almoçar no bar e por lá ficaram tempo demais. Ao ir embora, esqueceram a caixa de papagaios. Os bichos foram adotados pela cidade e criados com mais cuidados e dengos que a maioria das crianças da cidade. Zé Louro foi o mais votado na eleição para prefeito em 1989. Não pode assumir o cargo pois não sabia ler, nem escrever. Muita gente protestou. A questão é que o Zé tornou-se figura poderosa na cidade. Dizem até que um delegado foi afastado por influência sua.


4º ParágrafoFale de outro personagem e da relação dele com o entorno. 
(Sugestão: entre 50 e 100 palavras, ou entre 3 e 6 linhas.)
Já o pardal Afonso era uma figura onipresente. Havia dúvida se era apenas um Afonso. E havia dúvida se - admitida a hipótese de mais de um Afonso - o acusado ser realmente um dos Afonsos. Havia muitos pardais na cidade desde a introdução da espécie para controle de pragas na lavoura. Dizem que eles mesmos se tornaram uma praga a ponto de banir os tico-ticos da região. Mas apesar da superpopulação de pardias, para os ornitólogos do bar do Bigode, quem roubou o girassol do Zé Louro foi o Afonso.


5º Parágrafo
Um pouco de hipótese, fatos e julgamento. 
(Sugestão entre 50 e 100 palavras, ou entre 3 e 6 linhas.)
Mas apesar da superpopulação de pardais, para os ornitólogos do bar do Bigode, quem roubou o girassol do Zé Louro foi o Afonso.


6º ParágrafoEfeitos. 
(Sugestão entre 50 e 100 palavras, ou entre 3 e 6 linhas.)
Saiu no jornal, pessoas tiraram fotos. Houve gente que tomou partido do pardal. E pessoas que convocaram reunião para falar sobre o assunto.


7º ParágrafoDesfecho, gancho para imaginar, pergunta para o leitor. 
(Sugestão entre 10 e 50 palavras, ou entre 2 e 3 linhas.)

(continua em breve)O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,a-didatica-de-jout-jout-imp-,1642415
Real Time Web Analytics